Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2008)Número Original: 18Código: 12931

Verão

Clima Polar Clima Tropical Interpretar (Gráficos)

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Responder à questão combase nas informações a seguir, referentes aos diferentes tipos de clima. Climograma 2222824 ] ] | | | | iL JEMAMJJASOND Climograma Il JFMAMWJIABS OND Analisando os climogramas | e II, é correto afirmar que representam, respectivamente, os climas A) tropical e polar. B) equatorial e desértico. C) temperado continental e mediterrâneo. D) frio de montanha e temperado oceânico. E) subpolar e subtropical.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 5

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Clima Polar - Clima Tropical

Exibir Questões - PUC - RIO GRANDE DO SUL

Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2008)Número Original: 25Código: 14669

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Clima Tropical Clima Temperado Oceânico Clima Interpretar (Gráficos)

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

Analise os climogramas das figuras A e B. Figura A: HemisrériO SUL FiGuRA B: HEMISFÉRIO NORTE Temperatura Precipitação Temperatura Precipitação (°C) (mm) CO (mm) 357 500 257 [500 304 400 204 +400 254 NY 300 154 +300 204 200 104 +200 154 100 54 +100 0 0 ao 0 10 JFMAMJJASOND JFMAMJJASOND (J. O. Ayoade, 2003.) Assinale a alternativa que apresenta a seqiiéncia correta dos dois tipos climaticos representados. (A) Clima tropical e clima temperado oceânico ou marítimo. (B) Clima tropical e clima temperado continental. (C) Clima subtropical e clima temperado oceânico ou ma- rítimo. (D) Clima subtropical e clima temperado continental. (E) Clima semi-úmido mediterrâneo e clima temperado oceânico ou marítimo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 10Código: 10682

Discursivo

Clima Tropical Continental Brasil.b Massas de Ar

Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

As figuras a seguir apresentam os mapas com a atuação das massas de ar no inverno e no verão brasileiros e o climograma da cidade de Cuiabá. BRASIL: MASSAS DE AR NO INVERNO LOR MP Esses área MF Equations contra AF Eaton attietica AP Topical tânica “AP Esustor coreto ar woe mal (MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.) (ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de e RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. São Paulo: Ática, 2004.) De acordo com a atuação das massas de ar equatorial continental, tropical atlântica e polar atlântica, justifique as variações da temperatura e da pluviosidade do clima de Cuiabá.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(CFOPM-RJ- RJ - 2014)Número Original: 28Código: 2455036

Prova 01

Clima Polar Fatores Climáticos

Questão de Vestibular - CFOPM-RJ 2014
Questão de Vestibular - CFOPM-RJ 2014
Exibir texto da questão

Sobre os padrões climáticos da superfície terrestre é incorreto afirmar: a) O clima equatorial apresenta a temperatura média mais elevada do planeta, e isso se justifica pela forte insolação que recebe. Outra característica importante é a elevada pluviosidade ao longo do ano, causada pela intensa evapotranspiração resultante da significativa presença de rios e vegetação. b) O clima polar recebe influência direta da altitude. Em média, a cada 200 metros de aumento na altitude a temperatura cai 1ºC. Sua amplitude térmica anual é muito pequena, apresentando baixas temperaturas ao longo de todo ano. c) O clima semiárido também é determinado pelos indicadores de chuva: 250 mm e 500 mm anuais. Esse clima se distribui tanto pela faixa tropical quanto temperada. Sua amplitude térmica anual é baixa. d) O clima mediterrâneo apresenta verões intensos e secos e invernos não tão rigorosos. As chuvas ocorrem nos meses de outono e inverno, mas sem a intensidade dos climas tropicais e equatoriais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPB- PB - 2013)Número Original: 3Código: 6910

Segunda série

Região Nordeste.b Clima Tropical Semiárido Êxodo Rural

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

O poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ajudaram a consolidar uma narrativa regional sobre o sertão brasileiro. Os problemas sócio-econômicos da população nordestina, adicionados à adversidade climática dessa região, marcaram processos sociais que foram imortalizados pela referida literatura. De acordo com essas obras literárias e os conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro, identifique a xilogravura que representa diretamente essa narrativa: a) Disponível em: Acesso em 1 jun. 2012. Disponível em: Acesso 1 jua. 2012. semana-de-palestras-e-oficinas/> Acesso em 1 jna. 2012 Disponível em: Acesso em: I jna, 2012.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UEMA - 2016)Número Original: 4Código: 7893092

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Aponte como o clima da região dos lençóis maranhenses influenciam no transporte das dunas e no surgimento dos lagos artificiais da região.m Maranhão.b Identifique o clima da região dos lençóis maranhenses.m Apresente dois recursos naturais energéticos possíveis de serem explorados na região dos lençóis maranhenses.m

Questão de Vestibular - UEMA 2016
Exibir texto da questão

Leia o fragmento abaixo. Paraiso escondido no Nordeste do Brasil, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turisticos do Maranhão. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — com area total de 156,5 mil hectares — integra a Rota das Emoções. As dunas — comuns nessa região do pais — são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse 'deserto gigante é possivel encontrar lagoas formadas pelo acumulo de água das chuvas do primeiro semestre. (...) Até o mês de setembro, os visitantes podem contemplar dunas e se banhar nas lagoas formadas pela combinação da agua das chuvas e da elevação dos lençóis freáticos. No auge da estação de seca no Maranhão — no segundo semestre —, as lagoas ficam muito baixas, o que prejudica o banho. http://g1 .globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/07/lencois-maranhenses-ma-quando-ir-como-chegar-o-que-visitar.htmlLençóis Maranhenses, MA: quando ir, como chegar, o que visitar. Quanto aos Lençóis Maranhenses, a) cite qual o clima da região e explique como esse contribui para a formação, ao mesmo tempo, de dunas transportadas pelos ventos e de lagoas entre essas dunas. b) apresente dois recursos energéticos passíveis de serem explorados nessa região.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei